No final de 2017, com 3 anos de existência e meio milhão de utilizadores, a Realfevr desafia-nos para um rebranding da sua marca. Mas a nossa história com esta marca começou muito antes. No seu início. Com a criação do seu nome.
Naming
Em 2014 nascia um projecto inovador de fantasy em Portugal e, com ele, a necessidade de lhe dar um nome. Um conceito de marca para uma plataforma de ligas de futebol onde os utilizadores se poderiam desafiar e construir as suas equipas, definir os titulares para cada jornada e depois pontuar de acordo com a performance dos seus jogadores no seu desempenho real. A plataforma estava pronta já em versão beta e existiam alguns nomes sugeridos internamente. Nenhum totalmente unânime, razão pela qual surgiu o convite: criar um nome memorável e exclusivo, ancorado na emoção proporcionada por aquela que se acreditava ser a mais fantástica experiência de fantasy no mundo. Um requisito apenas: ter um .com disponível. E economicamente acessível.

RealFevr foi o nome criado. Uma palavra justaposta que determina um statement de posicionamento de uma marca que se ancora o seu conceito na estreita relação que esta plataforma consegue estabelecer entre o que acontece na realidade e o score conseguido pelos jogadores nas suas ligas fantasia. “Real Stats. Real Emotion. Real You.” foi a assinatura que acompanhava o nome, A primeira marca e conteúdos visuais foram desenvolvidos internamente. Até ao momento em que o sucesso conseguido tornou evidente a necessidade de um rebranding global e integrado.

Rebranding
Na convicção de que o rebranding da Realfevr® deveria ser um exercício muito mais profundo do que o mero redesenho da sua identidade visual, procurámos fazer deste projeto um desafio global e integrado, percorrendo todos os touchpoints de interacção com os seus públicos. Comunicação offline, Merchandising, sponsorship e integração dos seus elementos no desenho da plataforma foram desafios essenciais que fizeram prova de conceito deste projeto. Do redesenho do lettering à construção do monograma que lhe garante o reconhecimento; Do universo iconográfico à nova composição cromática; tudo foi criado em consonância para um resultado consistente, uno, coerente e, acima de tudo, profundamente digital e internacional.






Tudo o Resto é Fantasia™
A nova assinatura de marca procura reforçar o seu novo posicionamento, tornando clara a diferenciação positiva da experiência de jogar na Realfevr em contraste com as suas restantes plataformas concorrentes.




Illustration Art
O universo imagético da nova Realfevr foi enriquecido com uma dimensão ilustrativa, exclusivamente desenvolvida para a marca. A abordagem flat e puramente geométrica enfatisam o caráter digital da marca reforçando a sua identidade.






Platform Redesign
Este projeto de rebranding não terminou com a nova identidade. A nossa abordagem estendeu-se também ao redesenho dos elementos visuais da plataforma com respectiva revisão cromática, iconográfica e imagética, consistentemente replicadas no website e na aplicação. Desta forma, asseguramos um ecosistema de marca coerentemente implementado onde todas as suas manifestações visuais contribuem para o reforço do brand awareness da nova Realfevr.




TV Spot Script | ft. Iker Casillas
Com mais de meio milhão de utilizadores no mundo disputando sete diferentes ligas em diferentes países, a Realfevr procurou capitalizar o momento com a aproximação a uma figura do desporto cujos valores são mutuamente partilhados: Iker Casillas: campeão mundial, internacionalmente reconhecido e figura incontornável do futebol, foi o embaixador escolhido para dar a cara pela Realfevr, cuja relação é revelada no primeiro spot TV cujo Script foi desenvolvido pela Thinkwide.

Trabalhar com a Thinkwide não foi apenas um prazer, mas também uma excelente decisão para o negócio. Ter uma marca forte é inestimável e difícil de conseguir, mas foi possível graças à capacidade estratégica e criativa do Pedro Monteiro e da sua equipa.”
André Viana
Executive Chairman & Co-Owner | Realfevr
Credits:
Pedro Monteiro:
Creative Direction /Strategy / Naming / Contents
João Cracel:
Brand Design / Communication Design
Inês Carvalho:
Project / Production Manager
Marco dos Santos:
Illustration Art
Filipe Cunha Monteiro:
Motion Graphics