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Observador

STRATEGY · REBRANDING

Mais do que um jornal, o Observador apresentou-se ao mercado como um milestone de inovação na indústria dos media por ser nativamente digital. No momento em que as publicações tradicionais enfrentam o desafio de se adequar às novas plataformas interativas, o Observador procura continuar a sua diferenciação com um restyling da sua marca desenvolvido pela Thinkwide, com o intuíto de vincar mais profundamente o seu ADN digital.
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O Desafio

Ao contrário de outras publicações que tiveram de migrar ou alargar a sua presença aos suportes digitais, o Observador nasceu sobre o paradigma digital. Uma vantagem competitiva que, em nosso entender, não se potenciava no look & feel da da sua marca: uma slab-font onde a proximidade com o contexto de imprensa acaba por se aludir a contextos distantes do mundo digital.

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Wordmark Lettering

O Restyling tipográfico da nova identidade do Observalor foi orientado pela simplicidade e depuramento da marca, retirando-lhe a dimensão o ruído visual da slabfont, resultando numa marca de estética mais moderna e claramente digital.

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New Symbolic Visual Dimension

Para além da revisão cromática da identidade, a dimensão simbólica também foi reinventada e desconstruída para dar lugar a um novo monograma. Um perfeito “O” circular que reforça o awareness do Observador através de um novo recurso simbólico simultaneamente relevante e significativo. Um símbolo decantado do seu próprio nome, capaz de revelar toda a sua plasticidade quando visualmente explorado e aplicado a todos os contextos que conferem a sua presença física e, acima de tudo, digital.

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Nova Narrativa Visual

Apesar de sua simplicidade, este perfeito monograma circular incorpora toda uma nova narrativa visual para melhor ilustrar, organizar e apresentar a segmentação dos seus conteúdos e portfólio de produtos.

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Resultado Global

A abordagem mínimal de todo o projeto contagiou positivamente todo o universo estético do Observador. O novo website é disso, um o exemplo mais proeminente que demonstra o conceito e propósito do projeto.

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Credits:

Pedro Monteiro:
Brand Strategy /  Creative Contents

Ricardo Matos:
Brand Identity / Communication Design