Mais do que um jornal, o Observador apresentou-se ao mercado como um milestone de inovação na indústria dos media por ser nativamente digital. No momento em que as publicações tradicionais enfrentam o desafio de se adequar às novas plataformas interativas, o Observador procura continuar a sua diferenciação com um restyling da sua marca desenvolvido pela Thinkwide, com o intuíto de vincar mais profundamente o seu ADN digital.


O Desafio
Ao contrário de outras publicações que tiveram de migrar ou alargar a sua presença aos suportes digitais, o Observador nasceu sobre o paradigma digital. Uma vantagem competitiva que, em nosso entender, não se potenciava no look & feel da da sua marca: uma slab-font onde a proximidade com o contexto de imprensa acaba por se aludir a contextos distantes do mundo digital.

Wordmark Lettering
O Restyling tipográfico da nova identidade do Observalor foi orientado pela simplicidade e depuramento da marca, retirando-lhe a dimensão o ruído visual da slabfont, resultando numa marca de estética mais moderna e claramente digital.









New Symbolic Visual Dimension
Para além da revisão cromática da identidade, a dimensão simbólica também foi reinventada e desconstruída para dar lugar a um novo monograma. Um perfeito “O” circular que reforça o awareness do Observador através de um novo recurso simbólico simultaneamente relevante e significativo. Um símbolo decantado do seu próprio nome, capaz de revelar toda a sua plasticidade quando visualmente explorado e aplicado a todos os contextos que conferem a sua presença física e, acima de tudo, digital.






Nova Narrativa Visual
Apesar de sua simplicidade, este perfeito monograma circular incorpora toda uma nova narrativa visual para melhor ilustrar, organizar e apresentar a segmentação dos seus conteúdos e portfólio de produtos.






Resultado Global
A abordagem mínimal de todo o projeto contagiou positivamente todo o universo estético do Observador. O novo website é disso, um o exemplo mais proeminente que demonstra o conceito e propósito do projeto.





Credits:
Pedro Monteiro:
Brand Strategy / Creative Contents
Ricardo Matos:
Brand Identity / Communication Design