Do acrónimo de Jorge Ortega Afonso (JOA) nasce a essência de uma marca para um projeto de assinatura pessoal e regional. Uma marca-território de celebração da Aldeia da Parada, capaz de preservar e enaltecer a autenticidade do lugar e das suas gentes. Uma história feita de encontros entre tradição e inovação. De 20 castas. De vinhas centenárias e de diferentes gerações ligadas pela mesma terra por um insuperável “Amor ao Alto™” de Trás-os-Montes.


Identidade Visual
JOA constitui o epicentro visual de todo o sistema de identidade. Uma wordmark de forte carisma, exclusivamente desenhada entre o traço e a sua ausência para um resultado único e delicadamente sofisticado. As letras neo-clássicas dos extremos contrastam com a modernidade simplista do “O”, totalmente simétrico e central no desenho da identidade, tornando-se mais do que uma letra: um elemento simbólico complementar da marca. Um ponto visual de fuga que, ao mesmo tempo, será um ponto de encontro de toda uma ideia de marca.

Elementos Visuais de Marca
Do desenho de identidade resulta também uma manta de elementos explodidos que garantem a necessária exclusividade e diferenciação visual pretendidas para a marca.





Alto do Joa
“Alto do Joa” é o primeiro produto da Casa do Joa que dá corpo, cor e alma à ambição de todo o projecto. Um projeto de labeling para as variantes Tinto e Branco que, seguindo os princípios minimalistas da marca, é pleno de pormenores e detalhes de produção que fazem deste um produto inconfundível, em paridade com o posicionamento e ambição da Casa do Joa.




Do encontro entre tradição e inovação nasce este vinho único,
colhido de vinhas centenárias e feito com uvas de 20 diferentes
castas. O estágio em barricas de carvalho francês confere-lhe
uma textura suave, aroma complexo e um sabor fresco,
seco e persistente. Um excelente vinho de guarda se resistir à
tentação de o abrir agora.”






Amor ao Alto™
A Casa do Joa é, acima de tudo, uma marca-território: de preservação de uma memória de uma terra que é também a terra do JOA. Amor ao Alto é, por isso, uma forma de, simultaneamente, enaltecer a dimensão afetiva da marca, mas também estabelecer uma referência ao Alto Transmontano, vincando o terroir geográfico da Casa do JOA. Uma assinatura simples, curta, plural no seu significado e com potencial declinativo para se estender a outras latitudes narrativas por explorar.

Credits:
Pedro Monteiro:
Creative Strategy / Communication Contents
José Mendes:
Identity Design / Communication Design / Packaging Design
Inês Carvalho:
Project / Production Manager
Claudio Balas:
Photography